quarta-feira, 15 de março de 2017

PLOTTER - A UBERização do Mercado

Você tem um carro confortável, com tecnologia atual e o usa para tudo, viajar, trabalhar, passear e fazer as compras, serve para tudo e todos na família gostam do carro e conforto !

Mas pelo conforto e opções que te proporciona consome mais por litro de combustível.

Você resolve comprar um modelo popular. Um segundo carro....mas só você sabe dirigir na família, dois carros para um motorista !

Pergunta : você não paga por ele ? Este segundo carro não te trará um segundo IPVA, manutenção, seguro, lavagem e vaga de garagem ( quanto custa uma vaga de garagem...).

Analogamente, nesta 'crise' administrativa, governamental e financeira que o Brasil passa o que mais se escuta de reclamação é a questão do custo de impressão do PLOTTER e que comprar um segundo PLOTTER com 'tinta de litro' é o que falta para se ter serviço, para ser competitivo. O 'cara' da esquina imprime na metade do preço e tem PLOTTER com reservatório de litro, é isto, vou comprar um PLOTTER igual !

Mais perguntas : O cara da esquina pagou pelo PLOTTER ? Paga pela tinta de litro ? E a lona e mídias, ele compra e paga ?

É mais ou menos assim...se você compra um PLOTTER igual ao dele, dividirá o serviço. Se ele faturava 100, agora, nas mesmas condições você concorrerá e dividirá o serviço com ele, pega 50 e ele 50. Considerando que você saiba fazer o que ele faz e da mesma forma !

No cenário anterior eram dois PLOTTERs e prestadores de serviço com perfis de clientes diferentes e aplicações diferenciadas. Agora os dois prestadores de serviço tem as mesmas qualidades e limitações, qual a tendência ?

O preço para o cliente final abaixar ainda mais pela disputa sem diferenciação !!

Resumo, é a UBERização no seu negócio ! Todos sabem que UBER no negócio dos outros é refresco !!

Melhor solução : UBERizar o negócio ou seja, terceirizar !! O que não consegue fazer internamente na forma competitiva, terceiriza !!

É parte do modelo de negócio da estante infinita usada por exemplo pela Amazon.com. Vende de tudo ser ter o 'tudo' no estoque...administra a venda e entregas !
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.