sexta-feira, 17 de maio de 2013

Como Retirar Adesivos de Envelopamento de Veículos

Como já tratamos em nosso post sobre Retirada de adesivos com máquina e O que é preciso saber sobre envelopamento de veículos, continuamos sobre como retirar adesivos impressos em PLOTTER sem danos.

O artigo de Mark VRUNO para o Myprintresource, traz algumas dicas e opiniões de profissionais com mais de vinte anos de experiência em envelopamento de veículos nos Estados Unidos, e serve não para mostrar quem é melhor, mas para discutir procedimentos e melhorar no que talvez não se tenha ainda pontuado e pensado na execução da retirada de adesivos. Veja abaixo nossa adaptação :

Alguma vez você já tentou remover o papel de parede? Eu já tentei, e foi uma das piores experiências da minha vida em casa. Remover papel de parede e seu adesivo tem que ter um monte de paciência. Um vaporizador para amolecimento da cola é um bom facilitador que pode agilizar o processo tedioso. Paciência é uma virtude fundamental para a remoção de vinil em envelopamento de veículos também. Os instaladores podem saber o que eles precisam para colocar um envoltório, mas o que dizer de tirá-lo sem estragar a superfície embaixo?

"Retirada do vinil é o lado feio do nosso trabalho", disse David Wysong, gerente da Adnormous gráficos, baseado em Atlanta, uma exposição e uma loja de soluções em sinalização especializada em envelopamento de veículos, stands para feiras, gráficos promocionais, banners e lojas. "Um grande número de fabricantes de sinalização preferiria não fazê-lo."

Há uma variedade de ferramentas, técnicas e segredos industriais que poderiam tirar algum receio e adicionar alguns lucros para a tarefa de descascamento do vinil aplicado. Um descascamento "não" envolve soluções abrasivas. Nada abrasivo, os especialistas concordam, pode danificar rapidamente a pintura em um automóvel. E usar facas ou lâminas de barbear em vinil, que aplicado a um veículo é simplesmente estúpido. É muito fácil de arranhar a pintura e trazer a responsabilidade para a loja de sinalização. "Eles podem lascar a pintura no zero", disse Tim Cole da BIGink, de Seattle, WA. Ele prefere rodos de borracha e lâminas de plástico. Ferramentas de remoção especiais, como a Little Chiseler, também estão disponíveis.

Em um blog on-line, a Sunrise Sinalização, uma loja em Gloucester City, NJ, especializada em envelopamento e também loja de gráficos para sinalização, ofereceu conselhos tranquilizadores: "Enquanto o vinil não passou por anos após sua garantia original (o nosso é de cinco anos) e não foi aplicado diretamente depois que o veículo foi pintado (sempre esperar pelo menos três semanas), seu envelopamento pode ser removido sem qualquer prejuízo para o trabalho, da pintura por baixo. "

Rob Ivers da empresa Rob Ivers, Raymore, MO, envelopa veículos há 20 anos e é especialista em treinamento de instalação de gráficos de vinil. Ele acrescentou sua perspectiva. "A maior parte de como ele ( o adesivo), sai depende do quê e para quê foi aplicado e, como  foi aplicado. A aplicação de um envoltório (ou de qualquer vinil) com um veículo redesenhado, pode causar problemas, especialmente durante a remoção, Ivers avisa. "Quaisquer problemas com a pintura e / ou verniz antes da instalação, provavelmente vai ser agravado quando removido."

Há também o que parece ser  de um acéfalo: Não corte a pintura na aplicação ou remoção. "Usar o calor para remover envelopamentos," Ivers acrescentou. "A maioria usa um secador potente para um rápido e uniforme fluxo de calor. Esta é uma ferramenta ideal, mas deve ser usado com cuidado para não danificar o vinil ou o veículo. Outros dispositivos de calor são normalmente muito lentos para a remoção eficiente. "

"E não se enloqueçam com o Primer 94 ou produtos similares durante a instalação," Ivers concluiu. "Algumas áreas vão deixar adesivos na fase de remoção, tornando a remoção mais demorada."

Vá devagar com o Primer ! ( Nota : Primer 94 é um produto da 3M vendido nos USA)

Sean Tomlin, proprietário da Designer Wraps em Millville, NJ, concordou com esse último ponto. "Espero que quem  envelopou o carro saiba o que estava fazendo. É a pior coisa para remover ", disse Tomlin. É muito mais difícil de remover um envoltório que tem primer, acrescentou. "Você tem que gastar tempo para remover o próprio primer. Ele vai transformar um trabalho de meio-dia em três ou quatro dias. "Além disso, a cartilha não é mesmo necessária se o envelopamento é feito corretamente", acrescentou.

"Podem haver algumas áreas em um veículo que podem exigir muito pouco a cartilha de apoio a aderência, mas em alguns dos envelopamentos vemos entrar para remoções e / ou re-envolvimentos que eram feitas por outras lojas são apenas horrível", relatou . "Às vezes cada canto e recanto está coberto com primer em uma van de carga. Isso é prova de um envelopamento feito por  inexperientes e que foi mal informado sobre o uso correto do primer".

Na remoção de um envoltório normal - uma com o uso adequado de primer ou mesmo nenhum - o envoltório sai bem, disse Tomlin. Há exceções, é claro, ou seja, materiais utilizados, quanto tempo o veículo foi envelopado, a localização geográfica, e quanto o veículo foi envelopado, por exemplo. "Alguns materiais são mais fáceis de remover do que outros, alguns rasgam mais fácil do que outros, e alguns saem perfeitamente limpos, enquanto outros deixam para trás um monte de cola", explicou. Além disso, o tempo que o filme tem estado colcado no carro e localização desempenham um papel importante na remoção do envoltório. "Quanto mais tempo ele tem estado no veículo, mais difícil será para remover", afirmou do assunto com naturalidade. Um veículo guardo em garagem é o ideal. "Climas mais quentes, com mais exposição ao sol tendem a assar o filme sobre o carro", disse Tomlin.

...

Agora, quando a parte suja do trabalho for concluída, você pode se concentrar na parte divertida: aplicação de novos gráficos impressos em vinil. "Mas antes de fazer", disse Wysong ", certificar-se de que a superfície é totalmente limpa. Use água e sabão para remover qualquer resíduo restante ou um produto de limpeza que não deixe qualquer resíduo. "




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.