quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Que papel utilizar para imprimir em seu Plotter - Impressões Técnicas

Quais papéis e gramaturas utilizar em aplicações técnicas com impressão em PLOTTER ?


Para uso em PLOTTER em cópias e impressões de revisão de arquivos de projetos com linhas que necessitem algum nível de transparência, é indicado utilizar o papel para PLOTTER sulfite de 40 gramas por metro quadrado que, por ser bem fino, alcança transparência para se colocar por cima do original e realizar marcações ou indicações. Não indicado para arquivos com áreas preenchidas (áreas chapadas como alguns dizem e renderizações);


Para cópias e impressões de revisão ou entrega de projetos em arquivos de projetos com linhas e pequenas áreas preenchidas com cores e hachuras é indicado utilizar o papel para PLOTTER sulfite de 75 gramas por metro quadrado.


A indicação para entrega se refere também a condição de dobra do projeto para a medida do formato A4 ( ABNT 210x297 milimetros ) que pela gramatura se adapta bem a dobra e vinco. Também para ser encadernado na mesma forma (A4) e apresentação.


Para cópias e impressões de entrega ou apresentação de projetos em arquivos com desenhos paisagisticos, renderizações e realidade virtual além de mapas é indicado utilizar o papel para PLOTTER  sulfite de 90 gramas por metro quadrado ou acima pois suportará e ancorará bem a carga de tinta para áreas preenchidas sem ondulações.


Lembrando que existem papéis para PLOTTER foscos e com brilho além de  fotográficos para esta mesma aplicação;

As gramaturas de papéis para PLOTTER para impressão de arquivos digitais com áreas preenchidas podem chegar até 320 gramas por metro quadrado.


A utilização de cada gramatura deve ser verificada em função da aplicação da impressão (objetivo de post).


Podem ser utilizadas para fixação em quadros ( pressionadas ou coladas ), quadros em corredores, exposições, prensagem entre vidros e acrílicos e colagens.


Para impressões de arquivos digitais para entrega final com mapas, curvas de nível e fotos são indicados também papéis para PLOTTER com gramaturas acima de 90 gramas por metro quadrado, fosco ou brilhante.


Para papéis para PLOTTER revestidos ( coated ou couchê ), a especificação de gramatura por metro quadrado, depende de cada fabricante existindo também papéis foscos e com brilho ( gloss ).




Um comentário:

  1. preciso de um plotter que possa imprimir em material com 2 mm de espessura e que use tinta a base de água, alguém pode me indicar um modelo?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.